A tecnologia é sempre relacionada a algo que trará facilidades,  otimizar tarefas e tornar reais ideias até então limitadas. porém, a nova tecnologia é também uma nova fonte de objetivos. E no design isso é bem real.

          A tecnologia do corte a laser, no setor joalheiro não é mais tão recente, mas ainda inspira desafios.

         Inicialmente, a possibilidade de peças leves, desenhos de espessuras nao apropriadas às mais comuns tecnicas (como a fundição principalmente) eram características que animavam os empresários ao adquirir o equipamento. E então, o designer tem como desafio transformar as “chapinhas” em peças cheias de diferencial e valor agregado. O valor do design deve agregar valor maior que o peso do metal, não é porque falamos de peças leves, que falamos de peças simples. Há muito ainda para ser explorado, dobras, montagens, ilusões óticas, novas soluções. Afinal esse é o desafio do design real.

Designer Melissa Cameron – http://www.melissacameron.net/

           Recentemente encontrei um blog muito interessante que mostra diferentes formas de aplicação da tecnologia a laser, não somente do design de joias, mas em produtos diversos (http://blog.ponoko.com)

Designer: Laura Bezant (http://www.laurabezant.com/LBJ.html)

         Vale conferir o post: 100 designer de joias de corte a laser (http://blog.ponoko.com/2010/08/19/100-lasercut-jewelry-designers/)As imagens desse post sao emprestadas do Ponoko, a fim de que sirvam de  inspiração a todos! Bora aproveitar melhor a tecnologia, e encará-la como desafio a ser vencido diariamente.

Anúncios